Oficinas para as mulheres moradoras do Morro do Papagaio
projeto Casa do Beco
professores Anita Mosca e Nil César
(Casa do Beco - Barragem Santa Luzia
Belo Horizonte, Brasil 2011/2012)
Participantes:
Cruzelina Lúcia da Conceição de Oliveira
Maria do Carmo Fernandes Lino
Maurina Eugenia da Silva
Maria Emília Ramos de Araujo
Adegmar Maria Alves
Geralda Santana da Silva
Entre elas é uma oficina de teatro e dramaturgia dedicada às mulheres, moradoras do Morro do Papagaio, na Barragem Santa Lúcia em Belo Horizonte. Desde 2011 a cada quinta feira elas se encontram para conquistar um território próprio de escuta e diálogo sobre o universo feminino. A pesquisa dramatúrgica desenvolvida conjuntamente entre oficineiros e participantes foca na memória de mulher e de moradora de favela, trocando depoimentos e experiências de vida. Através de técnicas teatrais de improvisação, as participantes são chamadas a desenvolver uma proposta autoral própria e a interagir com as propostas das outras, tornando-se ao mesmo tempo autoras e intérpretes de materiais cênicos. Mostras públicas são apresentadas a cada seis meses para expor o conteúdo trabalhado durante o período.
Em 2011 a oficina produziu uma esquete ligada à memória da comunidade do Papagaio. A falta de água na década '90 e a dificuldade de buscá-la cedo de madrugada, o lar familiar com as suas complexa dinâmicas, foram os pontos principais da nossa pesquisa. Nasceram personagens como "Joaquim" e "o bom vizinho" frutos de criação dramatúrgica coletiva. A mostra foi apresentada em Junho 2011.
Em 2012 o foco da oficina foi o resgate da memória de cada participantes da vida antes de chegar na favela do Papagaio. As mulheres foram entrevistadas sobre a vida no interior e sobre o que representava na época se mudar para capital, Belo Horizonte. Todas as memórias foram recolhidas e traduzidas para a cena, dando vida ao estudo teatral "Quando eu, sozinha, me mudei para Belo Horizonte". A descoberta da feminilidade, a dureza da vida na roça, a primeira menstruação, o sexo, o amor, a relação com outro sexo, foram alguns dos argumentos enfrentados. A monstra foi apresentada em Junho e setembro 2012.